Você sabia que uma plataforma de marketplace pode ajudar a aumentar as vendas em uma loja física?

A presença digital está se tornando fundamental para qualquer marca que deseja encontrar o seu espaço. A internet atualmente é um dos principais pontos de referência para estabelecer novos contatos, parcerias, conhecer novos produtos, opinar sobre um determinado assunto entre outros.

Seus clientes estão te procurando, mesmo você não sabendo disso e nem o que fazer para encontrá-lo. Por isso, é essencial que você participe desta conversa.

Se você possui um pequeno estabelecimento, e está na dúvida se deve ou não entrar no mundo virtual, saiba que você está perdendo um tempo precioso.

Podemos observar isso no comportamento das pessoas, quando recebemos um panfleto na rua logo jogamos fora, outdoors estão virando paisagem, em compensação quando estamos parado, seja em uma fila ou aguardando um café pegamos o celular, quando estamos pensando em comprar algum produto, seja uma televisão ou um sapato buscamos na internet por melhores preços, condições ou uma simples opinião.

Se você é proprietário de uma loja física, já pensou em utilizar uma plataforma de marketplace para iniciar um projeto na internet e por consequencia aumentar as vendas em sua loja física?

No passado a preocupação de um comércio local era com uma outra loja da mesma cidade ou região, hoje esta fronteira já foi rompida, os grandes concorrentes são gigantes do mundo online de outras cidades. Vamos exemplificar: quem tem um comércio de roupas local não está perdendo espaço para o vizinho, está perdendo para a Dafiti, Privália e outros players, quem tem um comercio de roupas esportivas concorre diretamente com a NetShoes.

Com uma plataforma de marketplace é possível colocar seu negócio na internet, divulgar produtos e principalmente divulgar a sua marca na sua cidade !!! … na minha percepção esta  é uma oportunidade que poucos estão aproveitando, concorrer com um grande player não é fácil, portanto bater de frente não é uma opção muito interessante, mas existe algumas estratégias que podem ser aplicadas que podem apresentar bons  resultados, segue abaixo duas sugestões de fácil implementação.

1-Senso da urgência: Em determinados momentos precisamos de alguma mercadoria no próprio dia ou no dia seguinte, porque não aproveitar isso, vender um produto com entrega rápida na cidade?

2-Retirada na loja: Muitas vezes precisamos de um determinado produto, vamos exemplificar, preciso comprar um bola de basquete de uma determinada marca, sei que existe algumas lojas de produtos esportivos na minha cidade, mas nenhuma possui um e-commerce, o máximo que acontece é um site institucional, o mais natural nesta situação é o consumidor migrar para os grandes players por falta de uma opção local. E se o proprietário da loja física se apresentasse como opção utilizando uma plataforma de marketplace e sugerindo a entrega rápida, conforme descrito no item anterior, ou então incentivando a retirada na loja. Se o cliente optar por retirar na loja existe a grande chance do ticket aumentar, visto que ele pode consumir outros produtos.

O e-commerce já é uma realidade in   stalada no Brasil e o empresário de pequenos negócios deve conhecê-lo, aproveitando as vantagens que ele pode gerar, como aumento das vendas e divulgação da empresa.

E aí? Pronto para ter o seu próprio marketplace?