Uma das ferramentas mais poderosas do marketing é o uso da psicologia das cores. Afinal, a escolha correta das cores tem grande impacto no poder de decisão de compra do usuário. Você já tinha parado para pensar nisso?

Ao escolher a melhor paleta de cores para a sua empresa você cria uma identidade visual forte e marcante. Mais do que isso, destaca a sua empresa da concorrência e ainda garante a autoridade de marca.

Se você não domina o assunto, não se preocupe, vamos refletir um pouco sobre este assunto.

Por que é importante me preocupar com as cores da minha empresa?

Primeiramente, quando falamos em cores, é essencial que você crie uma identidade visual de marca.

Isso significa que, na hora de fazer o logotipo da sua marca, a empresa especializada no assunto fará um amplo estudo sobre o seu negócio e identifica quais são as cores mais certeiras para utilizar.

Deixar essa estratégia nas mãos de profissionais altamente qualificados no assunto é importante para não errar.

Afinal, não é porque você ama preto que ele precisa estar presente em toda a identidade visual do seu negócio — principalmente se você comercializa produtos na área da saúde, por exemplo.

Então, saiba que é preciso começar certo: as cores da identidade visual da sua marca devem nortear toda a comunicação da sua empresa. Assim, isso vale para:

  • anúncios;
  • banners;
  • impressos;
  • decoração da loja física;
  • site;
  • blog;
  • newsletter;
  • artes de mídias sociais;
  • e-commerce;
  • dentre outros.

Nesse sentido, analisar quais são as tonalidades corretas é essencial para que a sua empresa atinja os seus objetivos. Portanto, nada de investir somente nas suas preferências pessoais, está bem?

É fundamental fazer um estudo de cores, analisando a psicologia por trás de cada tonalidade escolhida. Essa etapa, estratégica, certamente trará ótimos resultados para o bom desenvolvimento da sua marca.

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Quais são os benefícios de escolher as cores corretas para a minha marca?

Como vimos, ao escolher as cores corretas você atinge os seus objetivos com mais facilidade. Afinal, elas são utilizadas de forma estratégica para que:

Portanto, há grande impacto das cores no marketing e você precisa escolher quais são as melhores para o seu negócio.

Afinal, elas podem influenciar uma compra por impulso (o que é bom para aumentar os indicadores comerciais da sua empresa) ou promover o efeito contrário: fazer o cliente desistir do carrinho de compras, por exemplo.

Qual é a relação das cores com o comportamento do consumidor?

O comportamento do consumidor é complexo e está em constante evolução. No entanto, é essencial entender que o apelo visual é muito importante para conduzir o consumidor pela jornada de compra.

Além disso, precisamos considerar que as cores ajudam a representar as nossas emoções e influenciam diretamente no nosso humor e até mesmo na cultura.

Por exemplo, você sabia que para algumas localidades, como o Brasil, o branco representa paz, inocência e pureza. No entanto, em alguns países orientais ele representa o luto e a perda?

Portanto, é essencial ter cuidado com o significado por trás das cores escolhidas pela sua marca. Afinal, as cores comunicam uma mensagem visual, sem que seja necessário um enredo ou algo escrito por trás dessa comunicação.

Afinal, de acordo com Carl Jung (considerado o pai da psicologia analítica), “As cores são a língua materna do subconsciente”.

Então, saiba que a cor desempenha um papel importante na forma como interagimos com o meio. Além disso, não poderia ser diferente: ela tem uma influência direta na forma como consumimos.

Qual é o significado das cores?

Explicar o significado das cores é um assunto complexo. No entanto, trouxemos um breve resumo sobre o que podem transmitir e significar as principais cores que utilizamos no nosso dia a dia. Confira:

  • branco:  paz, pureza, alma, divindade, ordem, infância;
  • preto: tristeza, melancolia, dor, intriga, renúncia;
  • vermelho: força, energia, paixão, coragem, calor, ação, agressividade;
  • laranja:  tentação, prazer, alegria, energia, senso de humor, advertência;
  • amarelo: alerta, orgulho, euforia, originalidade, iluminação, idealismo;
  • verde: bem-estar, saúde, paz, juventude, firmeza, serenidade, natureza;
  • azul: verdade, afeto, paz, serenidade, fidelidade, sentimento profundo.

Claro, as referências acima são apenas um resumo. Afinal, se você parar para analisar, a mesma cor pode ter inúmeros significados.

Por exemplo, o preto pode significar tristeza e luto; no entanto, também pode ser sinônimo de elegância e sofisticação. Portanto, saiba que o assunto é complexo, mas que merece a total atenção da sua empresa.

Como escolher as melhores cores para influenciar o meu cliente?

Agora que você aprendeu um pouco sobre as cores, deve estar se questionando: como escolher as melhores para influenciar na decisão de compra do meu cliente?

Bem, infelizmente, para isso, não existe um tutorial pronto, pois é preciso analisar com calma o seu público e os objetivos do seu negócio.

No entanto, confira algumas dicas:

  • entenda o seu cliente;
  • faça um estudo sobre a psicologia das cores;
  • entenda o mercado e as cores utilizadas pela concorrência;
  • faça parceria com uma agência de comunicação especializada;
  • faça testes e aperfeiçoe as estratégias.

Então, para falar a verdade, um dos maiores segredos é testar as estratégias e conferir o que deu certo e o que precisa ser aperfeiçoado.

Por exemplo, vamos imaginar que você inseriu um botão de CTA no carrinho de compras “finalize a compra aqui” na cor preta.

No entanto, as taxas de conversão de carrinho estão baixas. Assim, experimente trocar por vermelho ou azul…  Enfim, o melhor é sempre fazer testes e monitorar os seus clientes.

Dessa forma, você entende o comportamento do seu consumidor e pode investir em estratégias que o conduzam pela jornada de compra com mais facilidade.

Bons negócios!!!