Um mercado hostil, mas com ótimas oportunidades de crescimento.

Muitas pessoas, aspirantes ou já com uma certa experiência, me questionam sobre os caminhos que o mundo online está seguindo, qual seria um segmento promissor, qual seria um segmento com uma boa oportunidade de crescimento, qual seriam os grandes desafios para tirar uma ideia do papel e transforma-la em um negócio rentável.

A eles, digo que não há uma fórmula fechada, um ebook com todas as instruções passo a passo do que deve ser feito, mas em todas as ocasiões um aspecto deve ser levado em conta: a hostilidade do mercado atual. Na prática o consumidor está comprando cada vez mais de forma online, a internet e o crescimento das oportunidades de compra sem dúvida é o que vem mudando este comportamento, se antes se ia até as lojas para conferir as promoções, para comprar um presente, hoje em dia resolvemos tudo online e recebemos o produto onde preferir, seja em casa ou no trabalho.

O e-commerce faturou quase R$ 60 bilhões em 2017 e prevê um crescimento de 15% em 2018, é um mercado que só cresce, no Brasil somos mais de 100 milhões de internautas, mas apenas 48 milhões fizeram pelo menos uma compra no primeiro semestre de 2018. Consegue entender o quanto isso pode crescer?

Este fator de crescimento levou diversos empreendedores a abrir um negócio online, em resumo, quase todo mundo abriu uma loja para vender na internet, a concorrência cresceu, vários morreram, alguns sobreviveram, outros tiveram cases de sucesso. O que identifiquei nestes anos acompanhando este mercado é que vários dos que morreram achavam que seria fácil, que poderia ser feito nas horas vagas, não levaram em conta este mercado é hostil, é difícil, tem concorrência pesada dos grandes players, é fundamental e um bom planejamento para se ter sucesso.

Mas assim como tudo na vida não existe mágica, é preciso trabalho, e se você está disposto a trabalhar e estudar, este é um ótimo caminho de investimento, e aí não é apenas minha opinião é só ver os números de crescimento das vendas online e tudo ainda que pode crescer!!!

Uma grande tendência e uma ótima oportunidade a ser explorada é o mercado de nicho, o mercado de nicho já é realidade no mundo físico, a grande sacada deste mercado é a conexão mais próxima entre consumidor e vendedor.
Este sentimento de proximidade gera fidelidade, e a chance de conversão aumenta drasticamente para um público alvo. Por exemplo: Você pode ir no mercado comprar vinho, mas quem gosta de vinho prefere comprar em uma loja especializada, mesmo vale para o café, pode comprar café no mercado, mas uma loja especializada poderia se comunicar muito melhor com aquela parcela dos clientes do mercado que realmente gostam de café. Seu cliente não é todo mundo, esqueça isso!!!

O mercado de nicho quase sempre me surpreende com algumas ideias que vejo por ai, que faz sempre gerar a pergunta “Será que tem público pra isso?”, mas se está ali é porque deve ter! Logo na sequencia já vem outro pensamento: “imagina a conexão que existe com este público”.
Vou listar algumas ideias que vi por estas andanças e que realmente me fazem pensar que o mercado não é fácil, é hostil, temos concorrentes, o pequeno empreendedor precisa brigar com grandes players, mas com trabalho, criatividade, e um relacionamento especial com o consumidor tudo é possível.
Uma loja especializada em meias, só meias, esta é uma loja física localizada na cidade de Santa Cruz, na California, próximas a esta loja existiam várias outras lojas de artigos esportivos e lojas de grandes departamentos como a GAP por exemplo, mas se você estivesse pensando em comprar uma meia, onde você iria? Na GAP ou na Santa Cruz Sock Shop?

Loja de mágica, nesta loja realmente a conexão e a experiência são diferentes, gosto de dar exemplos de lojas físicas porque na minha percepção temos um entendimento melhor e também um desafio maior para transferir para o mundo online. Nesta loja o atendente chega fazendo mágica, automaticamente você fica conectado, se você esta com uma criança, como era o meu caso, é quase impossível sair sem comprar.

Loja especializada na venda de camisetas de tubarão. Esta loja está localizada na cidade de Monterey, é uma cidade litorânea, logo faz todo sentido este tipo de produto, mas ao lado dela você vê aquelas lojinhas que tem tudo que é badulaque, querendo atacar todo mundo, do tipo que todo mundo pode entrar e comprar. Com certeza quando falamos de nicho, não vendemos para todo mundo, mas é justamente por não vender para todo mundo é que estabelecemos uma conexão real com nosso cliente.

Esta é sem dúvida a que mais gosto, o motivo é simples, imagina alguma amigo seu chegar para você e falar: “Vou abrir uma loja especializada em relógios cuco”. Nem preciso descrever muito sobre isso, apenas informar que ela existe , e está localizada na avenida principal de Gramado, na serra gaúcha.

Os exemplos acima tem como objetivo gerar uma reflexão para quem está pensando em abrir um negócio, independente do negócio ser físico ou virtual, a conexão com o cliente através de um mercado de nicho tem uma força enorme, e para pegar uma fatia deste mercado que todo mundo está querendo um pouquinho, iniciar uma reflexão sobre em que nicho poderia abrir o meu negócio com certeza é um ótimo começo.