De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 39% das micro e pequenas empresas aceitam cartão de débito e crédito. Elas relataram que, com isso, houve um aumento de 71% da satisfação dos clientes e 55% no faturamento. Por isso, certamente é uma opção interessante para turbinar o seu marketplace. Mas, será que a taxa do cartão é alta? Vale a pena apostar nessa estratégia?

Questionamos isso porque sabemos que muitos empreendedores ainda ficam receosos de apostar nesse formato de pagamento, uma vez que as taxas, inicialmente podem parecer assustadoras.

Você também pensa assim? Se sim, venha conosco que vamos explicar melhor sobre como elas funcionam!

Veja qual é o maior medo dos empreendedores ao apostar no cartão como uma forma de pagamento para os seus clientes

Um dos principais medos dos empreendedores ao investir nessa opção de pagamento é que as taxas do cartão são altas e isso pode não compensar as suas vendas.

Sabemos que, normalmente a taxa é realmente alta para quem está começando, no entanto, é preciso ter em mente de que ela pode ser negociada depois que você começar a vender bem.

Sabemos que as tarifas dos cartões afetam diretamente sobre o preço final dos produtos e, consequentemente, sobre a lucratividade da sua empresa. No entanto, saiba que os valores são variáveis e podem ser negociados com as operadoras.

Por exemplo, imagine que a taxa do cartão seja de 7%, porém, se você começar a vender bastante, consegue reduzi-la para 4 ou 5%. Então, fique tranquilo! Tudo tem solução!

Quais são os benefícios de oferecer a opção de pagamento no cartão de débito ou crédito ao meu cliente?

Você sabe por que deve apostar no cartão de crédito e/ou débito como uma opção de compra para o seu cliente? Entenda agora quais são as principais vantagens. Vamos lá?

Garante o pagamento completo

Se o cliente parcelar uma compra e não tiver dinheiro para arcar com as parcelas, você tem a segurança de continuar recebendo. Afinal, quem assume a inadimplência é a operadora.

Aumenta as vendas

Ao apostar em boas condições de pagamento para o seu público, há um significativo crescimento nas vendas. Portanto, se você não apostar nessa estratégia, pode perder boas oportunidades de negócios.

Promove um controle de vendas mais eficaz

Ter um bom planejamento financeiro é essencial para que qualquer negócio dê certo, concorda? O cartão de crédito e débito permitem ter um fluxo de caixa mais organizado, afinal, você pode avaliar o quanto tem para receber nos próximos meses.

Fideliza os seus clientes

Ao apostar em boas condições de pagamento você fideliza os seus clientes, conquistando uma excelente vantagem competitiva. O cliente percebe que você se preocupa em oferecer opções que sejam interessantes para ele e se torna leal ao seu negócio.

Além disso, precisamos considerar que quanto mais meios de pagamento você oferecer, maiores são as chances de ele finalizar a compra, certo?

Entenda como funciona o cartão de débito e crédito para quem tem um marketplace

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) e pela Datafolha, houve um aumento de 70% das lojas virtuais que aceitam o cartão de débito nos últimos anos. Todavia, 86% das pessoas ainda preferem pagar com o de crédito. Então, é importante aceitar esses dois formatos.

De uma forma geral, as taxas, as normas, as regras e as condições variam de operadora para operadora. No entanto, para você ter uma ideia, normalmente as taxas do cartão de débito costumam ser menores que as operações com o de crédito. Com relação às vendas parceladas, as taxas costumam ser mais altas.

Veja como conseguir negociar a taxa do cartão

Considerando que a operadora cobra uma porcentagem sobre as vendas, para tentar uma negociação é importante aguardar pelo menos 3 meses. A empresa fará uma avaliação do seu histórico, conferindo a quantidade de vendas e também o valor médio de cada compra.

Confira algumas dicas para negociar as melhores taxas do cartão para o seu negócio!

Entenda as especificidades de cada operadora

É importante fazer uma boa pesquisa com todas as operadoras de cartão disponíveis para ter bons argumentos na hora da negociação. Assim, se você assinou contrato com uma delas, mas os serviços não estão satisfazendo as suas necessidades, vale a pena cogitar a possibilidade de ir para a concorrência.

Vale ressaltar que é muito importante manter uma boa relação em todas as interações que você realizar com a empresa. Além disso, demonstrar conhecimento sobre os seus direitos e deveres é essencial na hora da negociação.

Espere o momento certo para negociar a taxa do cartão

Se você usou os serviços da operadora em apenas um mês e vendeu pouco, certamente não é o momento ideal para tentar negociar, não é mesmo? Como citamos anteriormente, você costuma levar um tempo para conseguir obter ofertas melhores.

Avalie as reais necessidades da sua empresa

Confira o histórico de pagamentos dos seus clientes e avalie qual é a opção de pagamento que representa o maior número de vendas — seja no boleto, cartão de débito, cartão de crédito ou parcelado.

Dessa forma, ao entender melhor a realidade do seu negócio você busca opções que realmente melhorem a gestão do seu negócio.

Seja persuasivo

Jamais seja grosseiro nas interações com a operadora. Busque convencê-la de que você precisa de valores melhores, tendo um manejo inteligente na conversa.

Tenha bons argumentos e não encerre a ligação até ter uma oferta interessante para a sua empresa. Mantenha a calma sempre, mantendo uma excelente comunicação. Gostou de aprender mais sobre como conseguir melhores condições na taxa de cartão para o marketplace? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e acompanhar os nossos próximos conteúdos!