Conte para nós: como está a apresentação visual do seu marketplace? Você tem atenção com esse assunto ou pensa que não é importante? Esse é um assunto que merece a sua atenção, pois o marketing visual é muito importante para conquistar boas oportunidades de negócio.

Você sabia que os primeiros 6,5 segundos é o tempo médio (varia de acordo com a mídia) que um consumidor decide se vale a pena (ou não) continuar acessando o seu marketplace? Esse dado foi coletado pela rede mundial de agências de publicidade, DraftFCB. Diante disso, certamente o assunto merece a sua atenção, certo?

Venha conosco e entenda mais sobre esse assunto. Vamos lá?

O que é marketing visual?

O marketing visual, como o nome sugere, é a forma de comunicação que a sua empresa tem com o público por meio de elementos visuais. Portanto, saiba que a escolha de fotos, cores, vídeos e imagens (e qualquer outra animação) precisa ser escolhida de forma estratégica.

O marketing visual ajuda a construir a imagem da sua empresa no mercado, fortalecendo os laços com os consumidores e, inclusive, ajudando-os a decidirem se devem investir na sua empresa. 

Portanto, não tenha dúvidas: o marketing visual serve para chamar a atenção do seu público e, com isso, promover uma impressão marcante e decisiva para o processo de compra. 

Aqui, vale ressaltar que quando falamos em “chamar a atenção” não significa que você deve utilizar sempre cores chamativas e gritantes. É preciso alcançar uma harmonia, a qual pode ser realizada por meio de um estudo de cores a fim de optar pelas que fazem sentido e atinjam os objetivos da sua marca. 

Como funciona o marketing visual?

As pessoas estão acostumadas a navegar pela internet com pressa. Dessa forma, mudam de uma página para outra com frequência. Então, quando você investe nas estratégias do marketing visual, tem uma oportunidade de prender a sua atenção por mais tempo. Sendo assim, ele é um ótimo recurso que contribui com as suas estratégias de conversão.

Não é nenhuma novidade que os conteúdos visuais são mais fáceis de serem assimilados. Portanto, quando você consegue transmitir a sua mensagem de forma harmônica, certamente faz com que os usuários fiquem mais tempo no seu marketplace

Portanto, a comunicação precisa ser muito bem elaborada para que você tenha a oportunidade de se comunicar de forma assertiva com o seu cliente. Mais do que isso, induz o consumidor a trilhar com mais facilidade pelo caminho da jornada de compra.

Aqui, vale ressaltar que estamos falando das vendas on-line, mas as estratégias visuais são importantes no site, no blog, nas redes sociais e até mesmo na comunicação off-line da sua empresa. Dessa forma, quando você utiliza boas estratégias visuais em todos os canais de comunicação da sua empresa, torna-se referência no mercado com mais facilidade.

Por que ter atenção com o marketing visual no seu marketplace?

Não adianta você ter o melhor produto ou serviço. Se você não investir em uma boa apresentação, certamente, não conseguirá competir no mercado on-line. Empresas que utilizam elementos amadores, não transpassam os valores da sua marca, concorda?

Portanto, quando estamos falando de universo digital, saiba que o marketing visual é tão importante quanto investir em um bom user experience (UX) ou experiência do usuário. Então, nada de deixar o sobrinho (sem experiência na área) criar a identidade visual da sua empresa, está bem?

Além disso, é muito importante ter atenção com o direito de imagem. Ou seja, muitas pessoas fazem o download de fotos na internet para utilizar nas suas estratégias de marketing visual, no entanto, não avaliam se elas são livres de direitos autorais. Sendo assim, caso não sejam, você pode levar, inclusive, um processo — aumentando as dores de cabeça e acarretando em diversos prejuízos financeiros.

Veja quais são os benefícios do marketing visual

O marketing visual só traz benefícios para a sua empresa. Veja quais são os principais agora mesmo:

  • promove o reconhecimento de marca;
  • aumenta a lucratividade dos negócios;
  • ajuda o cliente a finalizar a compra;
  • aumenta as taxas de conversão;
  • conversa com o público de forma mais assertiva;
  • faz com que o cliente fique mais tempo no seu marketplace;
  • padroniza a identidade da sua marca;
  • promove mais credibilidade;
  • repassa a imagem de profissionalismo;
  • permite se destacar da concorrência;
  • e muito mais!

Como ter um bom marketing visual?

A resposta é simples: invista em profissionais e agências realmente qualificadas no assunto. Afinal, o assunto é complexo: é preciso ter muito estudo para elaborar estratégias visuais que façam sentido para o seu público. 

A internet não é para amadores, pois quando você não investe no profissionalismo, pode repassar uma imagem negativa da sua empresa — e sabemos o quanto isso é prejudicial ao rumo dos negócios.

Portanto, não tenha dúvidas: faça marketing visual com a ajuda de uma empresa realmente especializada no assunto, está bem? Somente assim, você terá maiores chances de competir com grandes marcas.
E aí, gostou de aprender mais sobre a importância do marketing visual para a sua empresa? Se sim, aproveite e complemente o seu estudo sobre o assunto conferindo também: como integrar o design à personalidade do seu negócio? Boa leitura!