O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa criar, como o nome sugere, conteúdos personalizados para o seu cliente. Ele é uma ótima estratégia que ajuda a atrair, reter e a fidelizar clientes, visto que você cria materiais específicos que conduzam o cliente pela jornada de compra.

No entanto, você sabe o que é, quais são os benefícios e como aplicar o marketing de conteúdo para o mercado de nicho? Venha conosco e entenda tudo sobre o assunto.

O que é marketing de conteúdo para o mercado de nicho?

Não tem mistério: quando você utiliza o marketing de conteúdo de uma forma menos generalizada, atendendo a um determinado segmento da população, está utilizando o mercado de nicho.

Afinal, o mercado de nicho é importante porque identifica a necessidade de uma parcela pequena de pessoas, entregando-lhe materiais personalizados que satisfaçam as suas dores. 

Aliás, precisamos considerar que o mercado de nicho é uma população pouco (ou nada) atendida em um grande grupo de consumidores. Portanto, ele é pouco explorado. Dessa maneira, você tem ótimas oportunidades para se destacar. 

Para isso, é preciso investir em diversas estratégias a fim de produzir conteúdo de qualidade, rico e relevante para o seu público.

Mas o que é conteúdo relevante?

Aqui, chegamos a um impasse: quando começamos a estudar sobre marketing de conteúdo, muito se fala em produzir conteúdo relevante para o seu público. Mas, de fato, o que é isso?

Será que um conteúdo que é relevante para um cliente, também é para outro? Será que dois clientes da mesma empresa têm os mesmos problemas? Buscam pelas mesmas soluções? 

Muito provavelmente, não. As dúvidas até podem se assemelhar, no entanto, trata-se de uma definição mais subjetiva.

Por isso, a dica é: esteja sempre atento aos feedbacks de todos os seus clientes. Entender quais são as suas reais necessidades e o conteúdo que costumam consumir na internet é fundamental para encontrar formas de se destacar da concorrência e ter sucesso com o marketing de conteúdo de nicho.

Como produzir conteúdo relevante?

O segredo para produzir conteúdo relevante não é buscar em sites gringos novos formatos e ideias de conteúdo. Na verdade, é extremamente simples: basta abordar o mesmo conteúdo já trabalhado por diversas empresas, mas de uma forma diferente.

Por exemplo: vamos imaginar que você tenha uma pet shop e um dos principais carros-chefe sejam as roupas para cachorro. Se você pesquisar no Google por esse termo, encontrará assuntos relacionados a: 

  • roupas para cachorro pequeno;
  • roupas para cachorro baratas;
  • roupas para cachorro filhote.

Nesse sentido, em vez de você criar conteúdos referentes a “conheça 10 modelos de roupas para cachorro pequeno”, você pode explorar outras dores, como:

  • seu cachorro pequeno passa frio? Conheça 5 modelos de roupas;
  • cachorro de porte grande: 3 cuidados para a roupa não apertar;
  • o cachorro não gosta de roupa e passa frio? Veja 5 alternativas;
  • como trocar a roupa do cachorro sem gerar estresse?

Enfim, essas são apenas algumas ideias de conteúdo que você pode explorar, indo além das tradicionais buscas do Google. Aqui, vale ressaltar que não estamos dizendo que a pesquisa de palavras-chave é irrelevante, muito pelo contrário: ela é fundamental para que o site da sua empresa tenha uma boa posição no Google.

No entanto, estamos trazendo uma reflexão de que você pode abordar as principais palavras-chave do seu negócio de uma forma diferente, inovadora e criativa.

Como escolher os melhores conteúdos para explorar no marketing de conteúdo para o mercado de nicho?

Além de avaliar quais são as principais palavras-chave que o seu consumidor procura, que estão relacionadas diretamente ao seu negócio, o grande segredo é estudar o comportamento do seu cliente.

Entenda quais são as suas reais necessidades e faça essa integração do time de marketing com o de vendas. Aliás, a sua equipe comercial poderá ajudar (e muito) a elaborar pautas realmente nichadas.

Isso acontece porque a equipe comercial tem contato direto com o cliente. Assim, conseguirá ajudar a traçar um ótimo planejamento de marketing de conteúdo, pois entende quais são as principais dúvidas e pode contribuir com o planejamento. 

Por exemplo: o time comercial pode identificar (ainda seguindo o exemplo da pet shop) que os clientes têm dúvidas sobre se o tecido da roupa de cachorro deve ser escolhida de acordo com a pelagem. Dessa forma, o time de marketing poderá criar uma série de conteúdos relacionados ao assunto, como:

  • quais são os tipos de pelagem animal e como eles devem influenciar na escolha da roupa?
  • 3 raças de cachorro que passam muito frio no inverno;
  • quais são as diferenças nos tipos de tecido da roupa para cachorro;
  • o que observar na hora de escolher a peça de roupa ideal;
  • quantos dias posso usar a mesma roupa no cachorro?
  • como higienizar corretamente a roupa do cachorro e evitar a proliferação de bactérias.

Viu? Esses tipos de conteúdos que citamos neste artigo não são de outro mundo ou baseados em estratégias mirabolantes. Pegamos as mesmas produções que a maioria das pet shops trabalham e aperfeiçoamos para o mercado de nicho. 

Assim, nos baseamos em utilizar o mesmo tipo de material com uma abordagem muito diferente e inovadora que, certamente, atenderá bem ao seu cliente. Isso evita que a sua empresa caia na mesmice e invista em conteúdos supérfluos.Gostou de aprender mais sobre o marketing de conteúdo para o mercado de nicho? Se sim, venha conosco e leia também: Tem um comércio local? Descubra como concorrer com grandes marcas. Boa leitura e até o próximo conteúdo.