Quando o assunto é fidelizar clientes, um dos termos que mais está sendo utilizado pelas empresas na atualidade é o customer experience, ou seja, experiência do cliente. Portanto, apostar em diversas estratégias que visam promover a satisfação do seu público é essencial. Nesse aspecto, questionamos: você sabia que a embalagem influencia (e muito) nesse processo?
Afinal, pense bem: o cliente comprou uma roupa no seu marketplace. Sendo assim, aguarda ansiosamente o pacote chegar. Quando chega, ele recebe a sua encomenda enrolada em um papel pardo, todo amassado. Certamente ficará frustrado, concorda?
Portanto, preocupar-se com a aparência do seu produto é essencial. Gostou do assunto? Então, venha conosco que falaremos mais sobre isso!
Qual é o poder da embalagem no processo de compra?
A embalagem tem um poder muito grande no processo de fidelização de clientes. Inclusive, sabemos que muitos empreendedores não dão a devida importância ao assunto e é sobre isso que vamos tratar neste conteúdo.
Veja bem: a embalagem que o cliente recebe é o primeiro contato físico dele com a sua empresa. Portanto, precisa ser pensado de forma estratégica, concorda?
Confira os principais motivos pelos quais você deve apostar em uma embalagem incrível para promover uma ótima experiência do cliente.
Fidelizar clientes
Quando o cliente recebe o seu produto com uma embalagem única e exclusiva, proporciona uma experiência positiva. Afinal, ele percebe que a sua empresa se preocupa que o produto chegue até a sua casa em um ótimo estado — e sabemos que, muitas vezes, as empresas que realizam o transporte não são tão cuidadosas, não é mesmo?
Portanto, uma boa embalagem é uma forma de fidelizar clientes, pois agrega valor à sua marca e proporciona um ótimo retorno. Sendo assim, não tenha dúvidas: a comunicação visual da embalagem importa (e muito!) no processo de conquistar verdadeiros promotores e defensores para a sua marca.
Estimular novas compras de forma inconsciente
Sabemos que conquistar um novo cliente é muito mais trabalhoso do que fidelizar um antigo, certo? Portanto, saiba que ao apostar em uma embalagem diferente você está, mesmo que de forma inconsciente, despertando o interesse do cliente em continuar fazendo negócios com a sua empresa.
Isso significa que sempre que ele precisar de novos produtos, não pensará duas vezes antes de entrar no seu marketplace. Então, quando você se preocupa com todos os detalhes no processo de compra, estimula novos impulsos para que o consumidor continue apostando na sua empresa.
Promover um marketing digital positivo
Sabemos que as pessoas estão cada vez mais conectadas e isso é ótimo para o seu negócio. Sendo assim, quando o cliente recebe aquele produto incrível em uma embalagem ainda melhor, certamente publicará essa experiência positiva no universo digital — principalmente nas redes sociais.
Dessa maneira, promove um marketing digital muito positivo para tornar a sua marca ainda mais conhecida. Além disso, você diminui as verbas com anúncios pagos, pois o tráfego orgânico certamente aumentará — assim como as vendas.
Saiba como fidelizar clientes investindo em embalagens incríveis
Agora que você refletiu sobre a importância de investir em boas embalagens, vamos conferir algumas dicas para fidelizar os seus clientes com um ótimo design? Continue conosco!
Seja muito criativo
É muito importante pensar “fora da caixa” e elaborar embalagens incríveis e que estejam relacionadas ao seu negócio. Afinal, um pacote bem elaborado motiva a recompra, o que é ótimo para a expansão do seu negócio. Então, aposte na inovação: pesquise por soluções inovadoras e que possam ser implementadas na sua empresa.
Lembre-se da sustentabilidade
Sabemos que o excesso de embalagens (principalmente as plásticas) são prejudiciais ao meio ambiente. Então, tenha consciência socioambiental na hora de pensar no design da sua embalagem. Orce sempre por produtos que não prejudiquem o meio ambiente. Assim, bons valores serão relacionados à sua marca.
Elabore um ótimo design
Vale a pena apostar em um designer para criar uma embalagem incrível para a sua empresa. Afinal, é preciso pensar no formato, sistema de abertura, facilidade no transporte, frases de impacto, imagens incríveis (dentre outros) para elaborar um design estratégico. E, certamente, um bom profissional pode ajudar a criar um projeto de embalagem inteligente e criativo.
Personalize o envio do produto
Sabemos que você vai fazer a mesma embalagem para todos os clientes, afinal, essa é a alternativa que apresenta um melhor custo-benefício. No entanto, não deixe de dar um toque personalizado. Por exemplo, você pode enviar um bilhete (os escritos à mão estão na moda e não custam quase nada) com uma mensagem que torne o dia do cliente mais incrível.
Pense na facilidade do manuseio
Não adianta criar uma embalagem linda e incrível se ela não for fácil de ser transportada. Além disso, faz-se necessário pensar em algo que não danifique o seu produto. Por exemplo: se você vende vinhos, enviá-los para todo o Brasil em uma caixa simples de papelão pode chegar ao cliente muito danificado, concorda? Então, lembre-se: a embalagem precisa ser incrível, fácil de ser transportada e proteger o seu produto durante o transporte.
Envie um presente ao cliente
Essa dica é de ouro! Se você quer fidelizar o seu cliente, aposte em uma surpresa interessante, como um brinde, um presente, um cupom de desconto (dentre outros). Se você souber como impressionar o seu cliente quando ele receber o seu produto, certamente vai estimular novas compras. Aliás, esse é um dos principais segredos para fortalecer a sua marca.
Você gostou de aprender mais sobre como a embalagem influencia diretamente na experiência do cliente? Se sim, aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e marque os seus amigos que também podem se interessar pelo assunto!