Vamos pensar primeiro no usuário?
O entendimento da experiência do usuário com o seu site é fundamental para tomada de decisões estratégicas.
‘User Experience’ (UX) ou ‘Experiência do usuário’ envolve todos os aspectos da interação dos usuários com sua empresa, serviços e produtos.
O trabalho de UX visa o interesse do usuário, propiciar ao máximo a melhor experiência possível, no caso do e-commerce a melhor experiência de compra. Entende-se por experiência de compra todos os aspectos, desde a proposta visual, informações corretas, segurança, facilidade de acesso em diferentes dispositivos e tudo mais que possa contribuir parar o processo.
Este assunto é tão abrangente e abordado em tantos livros, que neste artigo vou enfatizar dois elementes, que na minha percepção são fundamentais em um primeiro momento.
Quando falo em primeiro momento podemos refletir com a frase:
“Eu só tenho uma chance de causar uma primeira boa impressão”.
Estes elementos são o emocional e o design visual.
O emocional é o elemento que indica a força da conexão entre a seu produto ou serviço e o cliente, é a forma como você se comunica e desperta o interesse no cliente em saber mais sobre você. O elemento emocional fica muito mais forte quando tratamos de um mercado de nicho.
Vamos exemplificar, vamos supor que você crie um marketplace focado no ramo pet, você pode abordar todos assuntos que envolvem cachorros, gatos, passarinhos e alguns outros animais, criar conteúdo e disponibilizar produtos para um público específico, criando esta estratégia você estabelece um determinado “nível de conexão”. Agora vamos supor que você crie este mesmo marketplace, só que focado apenas em uma determinada raça de cachorro, o marketplace do buldogue inglês, neste seu negócio você vai focar apenas em falar do buldogue inglês, vai disponibilizar diversos produtos especialmente para esta raça de cachorro.
Você percebe que o nível de conexão emocional do seu negócio com pessoas que possuem esta raça de cachorro é muito mais forte?
O segundo item que vou abordar é o design visual, depois de toda expectativa gerada, o cliente entra no seu site, nos primeiros 5 segundos o cliente não tem tempo de avaliar usabilidade, performance ou qualquer outo elemento, esses 5 segundos são fundamentais para iniciarmos o “namoro” com a pessoa que está conhecendo o seu negócio e poderá se transformar em um futuro cliente.
Uma situação que fica muito evidente na vida real, e que podemos usar como comparação em se tratando de experiencia do usuário é quando nos deparamos com um quarto de hotel, no momento que abrimos a porta, aqueles primeiros segundos são fundamentais para o encantamento ou a frustração.
No caso do caso do e-commerce isto está diretamente ligado a qualidade do material visual que impacta o usuário quando acessa o site, alguns destes elementos que podemos citar são: as cores escolhidas, os banners, a qualidade da foto dos produtos, a padronização das fontes utilizadas, tudo isso é percebido pelo usuário em 5 segundos, portanto este item é muito importante, é o primeiro passo para o início de uma boa experiência
Claro que isto não é tudo, é apenas o início do processo, além de todas as boas práticas é importante ficar atento as mudanças de comportamento do consumidor, a forma de vender um produto ou serviço online hoje é diferente de dez anos atrás, portanto reveja constantemente seus conceitos de usabilidade.
Bons negócios!