Você sabia que investir em um nicho de mercado ajuda a conquistar mais autoridade para a sua marca e a vender mais?
Por isso, se você está buscando uma nova oportunidade e quer alcançar o sucesso, saiba que está no caminho certo.
Ao apostar no nicho de mercado, mesmo com poucos recursos para investimento, você consegue inserir a sua marca no mercado.
Por isso, saiba que ele é a melhor escolha — principalmente se você está pensando em montar um marketplace.
Vamos aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura e saiba mais!
Afinal, o que é nicho de mercado?
O nicho de mercado é uma segmentação, ou seja, um grupo menor dentro de um determinado setor.
Ele é uma ótima oportunidade para os empreendedores que querem ver a sua marca crescer e se destacar da concorrência.
Além dos nichos de mercado, existem os micronichos — que são mais segmentados ainda —. Vejamos um exemplo prático: imagine que você pense em montar um marketplace, onde você encontra três possibilidades de vendas:
1-Artigos para esportes: segmento amplo, afinal, você pode vender roupas e acessórios para futebol, tênis, handebol, basquete, ciclismo e outros;
2-Artigos para futebol: é um nicho de mercado do segmento de esportes. Assim, você foca apenas em produtos relacionados ao futebol como roupas, chuteiras, bolas e outros ou;
3-Bolas de futebol: um micronicho dos artigos para futebol. Dessa forma, você se torna especialista em vender diversos modelos e marcas de bolas e, com isso, consegue apresentar com clareza as especificidades de cada uma.
Por que é preciso apostar no nicho de mercado para vender on-line?
Vamos imaginar o seguinte: você quer montar um marketplace e pensa, inicialmente, em investir em todos os produtos (desde eletrodomésticos até roupas e acessórios).
Agora, conte para nós: como você vai competir com uma gigante multinacional, como a Walmart e o Submarino, por exemplo? Se você não tiver muito investimento, certamente ficará difícil, concorda?
Então, é preciso considerar que nem sempre a ideia de “quanto mais produtos, melhor”. Por isso, pense em investir em um nicho (ou micronicho) como “skate” ou “telescópio”.
Assim, você trabalha um contexto mais específico para que o consumidor tenha mais confiança na sua empresa; afinal, ele percebe que você é autoridade no assunto — diferentemente do que acontece em grandes marketplaces, que vendem de tudo um pouco.
Quais são os benefícios de identificar o nicho de mercado?
Não pense que somente pequenas empresas investem nos nichos de mercado. Por exemplo, a gigante Natura (maior empresa no segmento de cosméticos do Brasil), também aposta neles para inovar e se destacar.
Recentemente, ela adotou as vendas diretas, ampliando suas formas de atingir seu consumidor. Para isso, além das vendas on-line, abriu, aproximadamente, 30 lojas físicas em diferentes estados brasileiros.
Portanto, saiba que identificar um nicho de mercado é uma excelente alternativa para a sua empresa se destacar e vender mais.
Agora que você aprendeu o que é e qual é a importância da força do nicho de mercado, vamos conhecer quais são os seus principais benefícios? Confira!
Garantir um baixo investimento para começar o negócio
Um dos principais benefícios de investir no nicho mercadológico é que você precisa de um investimento baixo para começar a vender on-line.
Afinal, você não compete com grandes marcas que investem muito em infraestrutura e em marketing em diversos produtos, a otimização e o investimento será no seu nicho de mercado.
Promover a segmentação do público
Os nichos de mercado permitem segmentar melhor o seu público. Isso é realizado devido a segmentação na atividade de marketing para o desenvolvimento de uma estratégia exclusiva para o nicho em potencial.
Portanto, ao segmentar o público do seu nicho, você identifica como capitalizar melhor o seu negócio, garantindo uma boa vantagem competitiva e também a lucratividade dos negócios.
Criar um marketing efetivo
Quando se conhece as especificidades do seu público você adota a melhor linguagem para alcançá-lo.
Portanto, crie um planejamento estratégico de marketing que realmente funciona! Dessa maneira, você conhece bem o seu público e a sua persona (personagem semi fictício que representa o comprador ideal).
Você precisa compreender as necessidades, as satisfações, os motivos de compra do seu público alvo e se especializar para atende-lo da melhor forma possível.
Com o nicho você consegue isso! Assim, direciona melhor as suas campanhas, fazendo com que o consumidor se identifique com a sua marca. Além do mais, você otimiza todo o investimento em mídia e conquista um Retorno Sobre o Investimento (ROI) muito mais rápido.
Garantir a lucratividade dos negócios
Quando você identifica um nicho específico, avalia como se destacar e agregar valor aos seus produtos.
Além disso, precisamos considerar que o consumidor paga mais por um produto que realmente atenda às suas necessidades, contribuindo com o crescimento e a lucratividade dos negócios.
3 dicas para determinar o nicho de mercado do seu marketplace
Vamos conferir agora algumas dicas para determinar o nicho do seu marketplace?
1. Identifique um grupo menor de consumidores em um ramo
Avalie como a sua empresa está inserida no mercado e pense em qual segmento é mais interessante investir, sempre considerando as necessidades do seu consumidor.
Além disso, é muito importante ter paixão pelo trabalho, então, procure um nicho que você realmente goste e se identifique.
2. Conheça o seu público
Mapeie as personas do seu negócio para conhecer melhor o dia a dia do seu consumidor. Assim, você identifica quais são os seus hábitos de compra, rotina, sonhos, ambições, dificuldades, problemas e muito mais.
A grande sacada aqui é identificar os problemas do seu consumidor, verificando as principais demandas para que você possa resolvê-las.
3. Analise a concorrência
Se milhares de empresas já oferecem as mesmas soluções que você pretende investir, talvez seja o momento para repensar no seu negócio.
É sempre importante encontrar um diferencial promissor para que você se destaque.
Lembre-se, O importante é dar o primeiro passo… e a escolha do nicho certo pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso !!!
Bons negócios !!!
Christian Wilbert