Você já teve uma grande ideia para montar um negócio, mas desistiu por considerar que é muito burocrático abrir uma empresa? Saiba que essa situação é muito comum: diversos empreendedores desistem das suas ideias antes mesmo de tirá-las do papel — seja por medo de fracassar, de não dar certo ou por pensar que é necessário muito investimento financeiro.

Não podemos deixar de lado que montar um negócio exige dedicação e planejamento estratégico. Entretanto, é sempre importante dar o primeiro passo. De acordo com o psicólogo e filósofo William James, dê aos seus sonhos tudo o que você tem. E você se surpreenderá com a energia que surge de dentro de você”. E é exatamente isso: dê vida aos seus sonhos, pois certamente você pode tudo!

Quer conferir algumas dicas para começar já? Continue a leitura e surpreenda-se!

1. Faça uma pesquisa com o seu público

Para começar um negócio é preciso ter um bom produto ou serviço. Ser apenas mais uma marca no mercado que venda as mesmas coisas, com as mesmas características, é um dos principais critérios que fazem as empresas não se desenvolverem.

Por isso, coloque o seu cliente no centro de qualquer estratégia, pois este é o principal caminho para a sua marca se solidificar. Para isso, faça uma pesquisa de mercado para compreender:

  • o perfil e os costumes do seu público;
  • quais são os seus problemas, anseios e dificuldades;
  • quais são os seus sonhos e ambições; e
  • quais são as suas marcas preferidas e as justificativas por apostar nelas.

Ao aprender mais sobre o seu público, você identifica insights importantes para transformar a sua empresa em um grande diferencial competitivo. 

Veja duas formas para fazer isso!

>> Você também pode gostar de ler: 8 perguntas para definir o público-alvo do seu negócio.

Plataformas de pesquisa de satisfação

Hoje, existem diversas ferramentas gratuitas (como o Google Forms) que permite criar formulários simples para enviar ao seu público. Outro exemplo é a binds.co, uma plataforma que disponibiliza o envio gratuito de até 20 questionários personalizados. 

Pesquisa informal

Se você acha complicado e burocrático criar formulários, aposte em uma pesquisa informal: converse com os seus amigos, familiares e conhecidos (aqueles que podem se tornar clientes em um futuro próximo). Em uma espécie de bate-papo informal, colete dados importantes que ajudem a tirar o seu negócio do papel!

2. Pesquise a concorrência

Fazer uma pesquisa com a concorrência também é importante para compreender como você pode se diferenciar. Para isso, tire um tempo para analisar:

  • o site dos seus concorrentes;
  • como é o atendimento ao público;
  • como são as atualizações nas redes sociais;
  • qual é o investimento em marketing; e
  • como são os depoimentos dos seus clientes.

Ao compreender melhor quem é o seu concorrente, você encontra os seus pontos fracos — e é neles que você pode apostar para criar um bom diferencial. 

Por exemplo, imagine que você encontrou o seu concorrente em um site de reclamação da sua região: os clientes estão insatisfeitos com o prazo de entrega do produto.

Então, o que você pode fazer? Uma boa ideia é criar parcerias com empresas de logística para entregar o seu produto antes do prazo combinado com o seu cliente. Assim, você o surpreende de forma positiva. Que tal?

3. Invista no poder das redes sociais

Normalmente as pessoas pensam que criar um site é complexo e, de fato, exige investimento em uma empresa que seja especializada no assunto. Afinal, criar um website ruim só traz prejuízos para a sua marca. 

Ter um site é essencial, mas se você não quer começar com essa estratégia, não se preocupe! Inicie criando uma página em uma rede social em que o seu público está presente, como o Facebook. 

Não estamos dizendo que não precisa ter um profissional de marketing digital para criar postagens estratégias, mas notamos que muitas pessoas não começam o seu negócio porque pensam que precisam investir muito em mídia.

Então, saiba que você mesmo pode criar uma página, analisando a concorrência e seguindo alguns tutoriais que encontra na internet. O mais importante é criar um calendário de postagens que seja interessante para o seu público e mensurar os resultados: você vai notar que um conteúdo gerou mais envolvimento do que outro; assim, pode compreender o que dá certo e o que dá errado nas redes sociais.

Não precisa ter um supersite, uma superfanpage, um superblog… Basta começar! Comece pequeno e, aos poucos, você vai aperfeiçoando. Conforme for gerando resultados, você investe em serviços mais profissionais.

4. Desenvolva a habilidade da adaptação para montar um negócio

Um dos grandes segredos para o sucesso de qualquer empresa é desenvolver a habilidade de adaptação. Vamos pegar o exemplo da pandemia em virtude do COVID-19: diversas empresas estavam indo muito bem no mercado, mas veio uma força externa e desestabilizou todo o planejamento, gerando uma crise imensa para o negócio.

Qual é o maior segredo aqui? 

Saber adaptar-se! Conseguir identificar as oportunidades, aprender com os erros, fazer testes para conferir o que dá certo ou errado, ajustar rápido e seguir em frente!

O mercado é muito dinâmico e não se frustre se você começar e perceber que não era exatamente como você imaginava que seria. Mas, saiba que aos pouco as coisas vão acontecendo, basta saber se adaptar.

5. Esteja sempre de olho nas tendências para montar um negócio

A cada dia que passa surgem novas tecnologias e ferramentas que podem ajudar a turbinar os seus negócios. Por isso, assine a newsletter dos seus concorrentes, acompanhe os principais portais de notícia e participe de eventos (mesmo on-line), encontros e webinars que sejam relacionados ao seu negócio.

Ouça o que o seu público tem a dizer e não deixe de começar um negócio por medo dos problemas que possam surgir. Acredite: muitos deles existem apenas na sua cabeça!

Não estamos dizendo que é para começar um negócio de qualquer jeito, mas estamos mostrando que, com pouco, você pode criar uma empresa que será líder de mercado! 

Basta começar e tirar as suas ideias do papel! Lembre-se sempre do pensamento de Theodore Roosevelt, Presidente dos Estados Unidos na gestão 1901 a 1909: faça o que você pode, com o que você tem, onde você estiver!”. E é exatamente isso: apenas FAÇA!

Você gostou das nossas dicas sobre como montar um negócio? Agora, conte para nós: qual é a sua maior dificuldade na hora de pensar em abrir uma empresa? Deixe o seu comentário neste post!