Você apostou em uma loja on-line, entretanto, está frustrado por não conseguir gerar receita? Está cansado de investir em diversas estratégias que não conquistam resultados?
Sabemos que não há nada mais frustrante do que investir em uma ótima loja on-line e não conseguir vender, não é mesmo? Isso desmotiva qualquer pessoa.
Se esse é o seu caso, temos uma notícia boa para você! Com este conteúdo, você vai entender tudo sobre o assunto e, certamente, aprenderá o que fazer para turbinar as suas vendas e lucrar muito mais! Vamos lá?
Entenda quais são os motivos pelos quais você não está vendendo
Por que você não está vendendo? Esse é o primeiro passo a ser compreendido. Será que é o preço? O atendimento? A qualidade? A logística?
Certamente, você já deve ter respondido essa questão mentalmente. Entretanto (e é aí que vem a grande sacada): você respondeu essa questão apenas com base no “achismo” ou em dados reais e comprovados do seu negócio?
Questionamos isso porque um dos erros primários de quem não consegue vender on-line é porque não fundamenta as suas decisões em dados concretos. Ou seja, tiram as suas conclusões em diversos fatores — e não naqueles que realmente importam.
Por isso, se você quer vender mais, saiba que terá que desenvolver uma visão mais analítica e se apaixonar pela análise de dados e números. Vamos aprender como fazer isso? Continue conosco!
Utilize os indicadores como seu grande aliado
Você já ouviu falar em Key Performance Indicator (KPI), ou indicador-chave de desempenho? Ela é uma ótima ferramenta de gestão para você avaliar o que está dando certo e o que precisa ser aperfeiçoado para você vender mais na sua loja on-line.
Investir no monitoramento constante de KPIs só traz benefícios para o seu negócio. Confira quais são eles:
- reduz os custos da sua loja on-line;
- identificar a necessidade de treinamentos para o seu time comercial;
- identificar a qualidade do seu produto;
- criar insights que ajudam na gestão estratégica;
- ter a certeza sobre onde está o grande erro;
- aumentar as vendas e os lucros;
- direcionar e otimizar melhor os investimentos;
- ajudar a entender melhor o comportamento do consumidor;
- identificar as preferências do seu cliente;
- direcionar melhor a comunicação; e
- muito mais!
Confira quais são os KPIs do varejo virtual
Agora que você entendeu qual é a importância de basear as suas decisões em dados reais da sua loja on-line, vamos aprender quais são os principais KPIs que você deve analisar? Venha conosco!
Taxa de visitas no site
É muito comum ver pessoas reclamando que não estão vendendo com a sua loja, no entanto, não há visitas no site. Então, como vender se as pessoas não estão acessando a sua loja?
Portanto, saiba que um dos primeiros indicadores que você precisa avaliar é a taxa de visitas no site. Quantas pessoas acessaram a sua loja neste mês?
Esse indicador precisa ser separado em:
- número de visitantes únicos: quantas pessoas acessaram o seu site, independente de quantas vezes fizeram isso;
- número de visitas: mostra quantas vezes o seu site foi acessado, sem considerar a quantidade de pessoas (ou seja, há usuários repetidos).
Taxa de conversão
Agora que você conferiu que realmente tem visitantes no site, precisamos conferir como está a taxa de conversão, ou seja, quantos visitantes estão efetivando as suas compras?
A taxa de conversão é uma métrica para conferir quantos visitantes você teve na sua loja e, destes, quantos compraram. Ela é extremamente importante para avaliar o quanto o seu e-commerce converte e gera resultados para o seu negócio.
Se você tem muitos visitantes, mas a taxa de conversão é baixa, é preciso identificar os seguintes motivos: será que é um problema na descrição do produto? Será que a loja não está sendo fácil de navegar? Será que o problema é o frete?
Ticket médio
O ticket médio representa a média de gastos dos clientes em todos os seus pedidos. Ele ajuda a observar quais são as preferências do seu consumidor e o seu comportamento. Em outras palavras, representa a média gasta nos produtos da sua loja.
Taxa de abandono de carrinho
O seu cliente escolheu os produtos, inseriu-os no carrinho, mas não finalizou a compra? Isso significa que ele se interessou pelos produtos e pela sua empresa, entretanto, algo aconteceu para que ele mudasse de ideia.
Essa métrica é fundamental para você identificar o porquê do cliente ter desistido quando estava tão perto de fechar uma parceria com a sua empresa.
Taxa de rejeição
Essa métrica avalia qual é a porcentagem de clientes que entram na sua loja virtual, mas abandonam-na sem navegar em nenhuma página. Não é bom ter essa métrica alta, pois pode indicar que a página inicial não é atrativa, que os anúncios estão ruins, que o site apresenta uma péssima navegabilidade, dentre outros.
Veja o que fazer para vender mais
Agora que você aprendeu quais são as principais métricas e qual a importância de desenvolver uma análise analítica, fica uma certeza: nas vendas online, tome decisões com base em dados, não em suas emoções!
Um dos maiores benefícios de uma loja on-line é que, diferentemente da física, você consegue mensurar quantas pessoas clicaram em um determinado produto. Isso não acontece na loja física: você não sabe quantas pessoas encostaram em uma camiseta, por exemplo.
No universo on-line, todas essas informações são transformadas em dados que devem servir de norte para criar um ótimo planejamento estratégico. Ah, mas vale a pena ressaltar: não basta apenas olhar esses números, é preciso saber interpretá-los, fazer testes e realizar ações.
Por exemplo: se você identificou que as taxas de visitantes e a de conversão são boas, entretanto, ainda assim, há muita taxa de abandono de carrinho porque você não oferece boas condições de pagamento, é preciso apostar na diversidade dos meios (cartão de crédito, débito, boleto etc).
Esse é apenas um exemplo para você conferir que é preciso analisar os dados, porém, mais do que isso, ter inteligência estratégica para criar ações que realmente ajudem a turbinar as vendas da sua loja on-line. Você gostou de aprender mais sobre o assunto? Se sim, complemente a sua leitura conferindo as 7 atitudes que farão você falir um negócio on-line em um ano!