É muito comum, na roda de conversa entre os empreendedores, ouvir a seguinte expressão “eu não tenho concorrentes”. Você já ouviu ou tem essa ideia? Bem, se sim, lamentamos informar: você está enganado, pois, certamente tem concorrentes!
Por mais que o seu produto ou serviço seja inovador, sempre haverá concorrência e isso não é nada ruim! Os concorrentes fazem as empresas encontrarem formas para se diferenciar, criando uma conexão única com o público, destacando-se no coração e na mente do seu consumidor.
7 benefícios de conhecer bem o seu concorrente
- Identificar oportunidades de melhoria para a sua marca;
- Avaliar o grau de lealdade do público;
- Entender no que a sua empresa é melhor (ou pior);
- Compreender em quais aspectos você precisa melhorar;
- Verificar a melhor maneira de se posicionar no mercado;
- Melhorar a tomada de decisão estratégica;
- Identificar os riscos e as oportunidades para o seu negócio;
Entenda que o seu concorrente não precisa, necessariamente, ser direto
Vamos imaginar que você tenha uma loja virtual de canecas personalizadas para presentes. Certamente, ao fazer uma busca simples no Google, encontrou diversos concorrentes diretos (que vendem o mesmo produto), certo?
Agora, vamos imaginar que você tenha uma loja física de bolsas feitas à mão (ou seja, não há uma cópia em nenhum lugar). Inicialmente, pode até parecer que você não tem concorrentes, no entanto, a realidade não é bem assim.
Imagine que você lembrou do aniversário da sua esposa ou namorada um dia anterior e começou a procurar um presente para ela na internet. Você quer presenteá-la com uma joia, então, achou uma loja e escolheu o modelo perfeito. Todavia, ao finalizar a compra, notou que demorava 7 dias para chegar — ou seja, não chegaria antes do seu aniversário.
Na sequência, você procura por uma bolsa em uma loja grande, mas não tinha e-commerce. Porém, tinha um número de WhatsApp para falar com uma vendedora — direcionando-o para a loja mais próxima. Assim, conversou com ela e resolveu o seu problema, pois conseguiu comprar e o presente chegar a tempo.
Ou seja, se você tivesse uma loja de joais, imaginou que o seu cliente ia deixar de comprar de você para trocar por outro nicho? Aqui, encontramos um concorrente indireto, pois ele acabou ganhando a compra.
Enfim, esse é apenas um exemplo para refletir que sim, você tem concorrentes!
Saiba como identificar o seu concorrente
Como vimos, tanto empresas que vendem o mesmo produto ou serviço, quanto as que oferecem a mesma solução para um objetivo (no caso do exemplo acima, foi um presente) são seus concorrentes.
Portanto, é importante, primeiramente, identificá-los para compreender quais são os seus pontos fortes e fracos.
Veja algumas dicas para fazer isso!
Pesquisa no Google
Existem alguns sites que ajudam a encontrar o seu concorrente, por exemplo, uma simples busca no Google pelas palavras-chave do seu negócio, você já conhece quais são os principais — principalmente os que estão nos primeiros mecanismos de busca, de forma orgânica ou patrocinada.
Análise de domínio
No universo digital você pode contar com o semrush, que faz uma análise do seu domínio e apresenta os principais sites que concorrem pela mesma palavra-chave.
Análise de palavra-chave
Outra ferramenta interessante para analisar as palavras-chave para identificar os seus concorrentes é o Ubersuggest. Ele tem uma dashboard bem intuitiva, basta pesquisar uma palavra-chave e ele apresenta o volume de buscas, bem como os principais resultados do Google.
Pesquisa com clientes
Outra alternativa é fazer uma pesquisa com os seus clientes, perguntando quais são as suas marcas preferidas e os motivos pelos quais se identificam. Assim, você tem a oportunidade de conhecer melhor o seu consumidor e verificar quais são as empresas que eles confiam.
Entendi quem são meus concorrentes, e agora?
Depois de conhecer quem são os seus concorrentes, precisamos avaliar melhor quais são os produtos e serviços oferecidos, para identificar de que maneira o seu negócio pode se tornar diferenciado.
Então, reserve um tempo para se dedicar em conhecer melhor a sua concorrência. Faça uma busca na internet para mapear:
- tipo de linguagem que utiliza com o público;
- em quais redes sociais está presente;
- frequência de atualização do blog e das redes sociais;
- formatos de conteúdo que mais utiliza;
- como é a avaliação da empresa no Google e nas redes sociais;
- quais são as formas de interagir com o público;
- como é o seu preço;
- como é a qualidade do atendimento;
- se vende somente em loja física ou tem uma virtual;
- como é a qualidade do e-commerce;
- qual é a diversidade de canais de atendimento;
- como funciona o suporte;
- como é a qualidade do site;
- quais são as estratégias de marketing e comunicação utilizadas;
- quais são os assuntos que investem no impulsionamento.
Esses dados são importantes para você montar um planejamento estratégico para tornar a sua marca um diferencial competitivo.
Aposte em ferramentas de monitoramento
Outro detalhe importante é apostar em ferramentas de monitoramento da concorrência. Por exemplo, o mLabs é uma plataforma de gerenciamento de redes sociais (você pode programar as suas postagens em diversas mídias, acompanhar os resultados e muito mais) que permite cadastrar até cinco concorrentes em cada plataforma para acompanhar os resultados.
Dessa maneira, você gera relatórios inteligentes que comparam o desempenho da sua página com a do concorrente. Sendo assim, pode montar um planejamento de conteúdo rico e que torne a sua marca diferenciada.
Bons negócios !!!
Christian Wilbert