Estas 8 perguntas fazem toda a diferença para definição do público-alvo do seu negócio, é um processo relativamente simples, mas precisa de cautela e sinceridade na elaboração das respostas, deixe de lado a ‘paixão’ pelo seu empreendimento, seja crítico e responda de forma objetiva.
O público-alvo corresponde ao grupo de pessoas que tem o perfil perfeito para comprar as soluções que a sua empresa oferece. Defini-lo é essencial para personalizar as suas campanhas, identificar oportunidades, orientar o posicionamento da sua marca no mercado e conquistar o sucesso e a lucratividade almejados.
Se eu te perguntar quem é o público do seu negócio, você, sem dúvidas, saberia responder. Afinal, parece uma pergunta óbvia, certo? No entanto, é preciso considerar que não é interessante se prender somente em questões simples, como: idade, sexo, localidade, estado civil, filhos, poder aquisitivo, dentre outros.
É essencial ter uma análise mais aprofundada para usar esses dados a fim de enriquecer o planejamento estratégico do seu negócio.
Que tal uma ajudinha? 8 perguntas para definir o público-alvo!
1. Quais são reais necessidades e problemas do seu cliente?
Uma das questões-chave para o desenvolvimento do seu público-alvo é conhecer quais são as suas reais necessidades e problemas.
Identificar qual é a motivação de compra é fundamental para direcionar melhor as suas campanhas e, de fato, resolver os problemas e as necessidades do seu consumidor.
Quando você entende quais são as dores do seu cliente, tem mais chances de aproximá-lo da sua marca. Afinal, você sabe o que é necessário fazer para conquistar o coração do seu consumidor.
Vale ressaltar que as necessidades e os problemas podem ser temporários ou específicos — depende do seu nicho de mercado e também do cliente que você quer conquistar.
2. Quais são os desejos do seu consumidor?
Conhecer quais são os desejos do seu consumidor é fundamental para compreender quais são os motivos pelos quais ele efetua determinada compra com uma marca.
Quando você identifica os desejos do cliente, tem a oportunidade de criar campanhas de marketing objetivas. Assim, ele pensa: “essa solução é ideal para atender os meus desejos. Sem dúvidas, devo apostar nesta marca!”.
3. Quais são os canais que o público busca informações?
Em quais mídias o seu cliente consome informações? Em revistas, jornais, TV, rádio, portal de notícias, blogs ou newsletter? Ele está presente nas redes sociais? Em quais?
É fundamental que você compreenda o hábito do cliente com relação às novas informações para que se possa apostar nelas. Por exemplo: se o cliente se mantém informado sobre as notícias da sua região em um jornal on-line local, você pode fazer anúncios nele; se ele procura informações no LinkedIn, você pode criar campanhas personalizadas nessa rede social; e assim sucessivamente.
É importante conhecer quanto tempo ele passa on-line e por qual dispositivo (celular, computador ou tablet). Esses dados são muito importantes para tornar as suas campanhas e o planejamento de marketing mais assertivo.
4. Quais são as marcas que o cliente confia?
Mesmo que não tenha relação com o seu negócio, identifique todas as marcas que o seu consumidor confia (seja de empresas, celebridades, esportistas ou até mesmo especialistas). Assim, você conhece melhor quais são os seus valores e os problemas que resolvem para ter insights importantes para o seu negócio.
Conhecer as marcas que o seu consumidor se identifica é essencial para perceber a conexão que ele tem com elas. Você reconhece o que o público valoriza ao escolher um determinado serviço. Para isso, analise:
- por que o cliente se interessa por essas marcas?
- como elas se comunicam com o seu público?
- quais são os diferenciais?
- como é o planejamento de marketing delas?
5. Quais são as soluções que o consumidor busca?
Entender quais são as melhores soluções para os problemas dos clientes é fundamental para identificar se a sua empresa as oferece. Caso contrário, vale a pena apostar em um novo planejamento que atenda a essas especificidades.
É importante conhecer qual é o valor que o cliente está disposto a pagar pela solução que precisa e comparar o seu preço com o da concorrência. Chegar a um valor que viabilize o seu negócio e que apresente um ótimo custo-benefício ao cliente é uma ótima estratégia.
6. Quais são os concorrentes da sua empresa?
Conhecer a concorrência é essencial para identificar os seus pontos fortes e fracos. Ao conhecer as empresas que disputam o seu público, você tem ideias inovadoras e criativas para se destacar.
Para isso, verifique se as soluções apresentadas pela concorrência realmente resolvem as dores do cliente. Analise também:
- como eles se comunicam com o público?
- em quais mídias eles investem?
- como ela se comunica com o cliente?
- como é o suporte?
- qual é o preço?
- quais são as especificidades dos produtos e serviços ofertados?
- como ele se posiciona no mercado?
7. Como é o comportamento do seu consumidor?
Acompanhar as atitudes e as atividades do seu consumidor é o segredo para ter um bom posicionamento mercadológico. Quando você entende este cenário, pode tomar as medidas mais adequadas para atrair e conquistar clientes realmente qualificados.
Assim, você sabe quando é o melhor momento para enviar uma campanha, a quantidade de conteúdo a ser postado nas redes sociais, os melhores dias e horários para investir em uma determinada ação e muito mais.
8. Qual é o diferencial do seu produto ou serviço?
Analisar quais são os diferenciais do seu produto ou serviço é importante para constatar se ele atende (ou não) as necessidades e os desejos do seu cliente.
Ao mapear as características únicas da sua marca você conquista uma boa vantagem competitiva com relação à concorrência.
Por isso, é importante que o cliente entenda como o seu produto vai beneficiá-lo e se ele conhece os seus diferenciais para apostar na sua marca — e não na concorrência.
Bônus: como mapear o público-alvo do seu negócio?
Se você chegou até aqui deve estar se questionando como mapear o público, certo? Uma das alternativas mais eficientes é aplicar uma pesquisa de mercado. Atualmente, existem diversas plataformas de pesquisa que são especializadas no assunto. No entanto, você pode apostar em formulários simples e gratuitos, como o Google Forms.
Basta inserir as perguntas descritas neste questionário, personalizando-as para a realidade do seu negócio e enviar para o banco de dados da sua empresa. Convide os prospects da sua empresa para responder a pesquisa e crie um plano de negócios baseado nas suas opiniões.
Bons negócios !!!
Christian Wilbert