MARKETING
Profundo
conhecedor do cliente e do produto ou serviço oferecido. É o cara
das relações Empresa x Cliente, e também um grande conhecedor de
Business. Ele é o responsável por fazer com que haja um equilíbrio
saudável entre a lucratividade da empresa e a sensação de
satisfação e experiência do consumidor. O Marketing também é
responsável por administrar a verba que viabilizará a comunicação,
fazendo com que essa conversa entre marca e cliente aconteça de
acordo com seus anseios e através dos canais mais apropriados,
definidos em conjunto com as agencias.
AGÊNCIA DE
PROPAGANDA
Responsável por compreender todo conceito
apresentado pelo marketing e de fato apertar os laços, criar
campanhas, materiais e histórias utilizando seu conhecimento humano
e de tendências para que o consumidor perceba as maravilhas que a
marca que estão promovendo tem a oferecer. A agência também é
responsável por montar o planejamento de mídia do cliente, de
acordo com a verba disponibilizada pelo marketing, o qual aprovará o
plano.
AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL
Responsável
por compreender o comportamento do consumidor em ambiente digital
(internet), fornecendo soluções tecnológicas e criativas que façam
com que o nicho de mercado visado pela marca de fato a encontre e se
relacione com ela constantemente, com uma linguagem apropriada para o
meio, criando um laço que transcenda a esfera digital. Tudo isso
respeitando os anseios do marketing e a linha de comunicação criada
pela agência de propaganda. A agência digital também é
responsável por apresentar e administrar soluções de venda e
performance online, como e-commerces por exemplo, além de também
ser responsável por montar o planejamento de mídia digital do
cliente, de acordo com a verba disponibilizada pelo marketing, o qual
aprovará o plano.
POSSO CONTRATAR SÓ UM
MARKETING, OU SÓ UMA AGÊNCIA DE PROPAGANDA OU SÓ UMA AGÊNCIA DE
MARKETING DIGITAL PARA MINHA EMPRESA?
É como você
montar um time de futebol com 11 goleiros, você até pode, só não
queira competir no campeonato… ;)
Não caia na armadilha
de quem faz “tudo”. Basicamente uma agência tradicional não
supre a demanda do digital porque esta necessita de um setor de
programação, negócios, design e publicidade especializados e
autônomos, que possam de fato contribuir de forma proativa para o
sucesso do negócio, em resumo são especialidades bem diferentes
quando o assunto é performance. O mesmo se aplica no sentido
contrário, de uma agência digital que banca a tradicional ou de um
marketing que dá conta das outras áreas. Pode, por ventura, existir
uma empresa que supra tudo de maneira competente, mas dificilmente
esta será uma barganha em termos de investimentos.