Entenda como a atualização do Google afeta a sua empresa

entenda-como-a-atualizacao-do-google-afeta-a-sua-empresa

Nesta última terça-feira, 21 de abril, o Google atualizou as regras para classificação de posicionamento das páginas quando buscamos por determinado assunto na internet. Isso impacta diretamente nos negócios de grandes, médias e pequenas empresas que usam a internet para divulgar seus produtos e serviços.

No princípio dos tempos o Google ordenava as páginas por ordem alfabética, uma empresa como a WR estaria nas últimas posições, o tempo foi passando e novas regras foram implementadas, atualmente o Google desenvolve em média 400 novas melhorias por ano.

A última grande atualização, o panda 4.0, no ano passado impactou diretamente grandes empresas como E-bay e Microsoft que tiveram uma perda relevante nas posições do ranking ocasionando grandes perdas financeiras.

Uma das mais importantes diretrizes que o Google definiu foi referente ao conteúdo, incentivando que para um site ter um bom posicionamento deveria ser o mais preciso possível no conteúdo de sua página quando alguém fizesse uma pesquisa. Um exemplo simples seria fazer uma pesquisa por “pousada em Gramado”, o site que tivesse um conteúdo rico em informações, com fotos e vídeos teria um melhor posicionamento do que um site que tivesse apenas o endereço e uma foto. Logo, a estratégia foi entender o que o usuário pesquisava e criar conteúdo relevante para ser exibido nas primeiras posições.

O Google não disponibiliza um manual com regras, um passo a passo de como ficar na primeira posição, o Google sim disponibiliza várias ferramentas que apontam possíveis problemas, avaliam o desempenho do site, enfim todas as informações para que seja possível fazer uma análise precisa do seu público-alvo. Uma frase que ouvi recentemente de um dos diretores do Google foi: “Privilegiem o usuário que nós vamos entender isso e vamos atribuir um bom posicionamento para seu site”.

É ai que entra a atualização do Google do dia 21 de abril de 2015. O Google vai continuar avaliando o conteúdo, mas vai privilegiar sites preparados para dispositivos móveis. Em resumo o Google entendeu que não basta ter um bom conteúdo se não é possível acessar este site de um dispositivo móvel. Foi disponibilizada uma ferramenta online gratuitamente para que este teste seja feito, acesse mobile friendly, este site indica problemas como textos muitos pequenos para ler, conteúdo mais largo que a tela, link muito próximo entre outros.

Esta atualização não ocorre de um dia para o outro, mas começou agora, portanto, se o seu site não está preparado para um dispositivo móvel prepare-se para despencar nas buscas.

Deixe seu Comentário: