A importância da experiência do usuário para o e-commerce

a-importancia-da-experiencia-do-usuario-para-o-e-commerce

O entendimento da experiência do usuário com o seu site é fundamental para tomada de decisões estratégicas. ‘User Experience’ ou ‘Experiência do usuário’ envolve todos os aspectos da interação dos usuários com sua empresa, serviços e produtos.

O trabalho de UX visa o interesse do usuário, propiciar ao máximo a melhor experiência possível, no caso do e-commerce a melhor experiência de compra. Entende-se por experiência de compra todos os aspectos, desde a proposta visual, informações corretas, segurança, facilidade de acesso em diferentes dispositivos e tudo mais que possa contribuir parar o processo.

No desenvolvimento de um site devemos pensar no público alvo. Um site com foco em pessoas com mais de 60 anos provavelmente terá uma abordagem diferente de um site para pessoas jovens, um site de produtos de luxo terá um público diferente de um site com produtos esportivos.

No caso do e-commerce é necessário entender este comportamento e utilizar os recursos tecnológicos da melhor forma possível. Um exemplo interessante seria uma empresa de turismo utilizar um chat para esclarecimento de dúvidas sobre pacotes de viagens. A Dafiti recentemente implementou a prova virtual em alguns produtos, isto consiste em você passar as medidas do seu corpo para que um manequim virtual seja gerado dinamicamente e as roupas exibidas em um modelo com um corpo mais próximo do seu. Isso é definitivamente melhorar a experiência do usuário. Não são todos os produtos que possuem isso disponível, para conferir acesse os produtos que possuem um cabide ao lado da imagem.

Os pontos principais desta experiência normalmente consistem em:

Usabilidade – tem como objetivo avaliar nomenclaturas e tamanho de textos.

Performance – avalia principalmente a velocidade de carregamento em diferentes dispositivos, se um site for lento a experiência do usuário será comprometida, inclusive este é o item mais relevante na última atualização do google em abril de 2015.

Credibilidade – Os usuários precisam acreditar no que você diz, na prática o que pode contribuir é disponibilizar uma área de opiniões dos clientes que utilizaram os produtos. Nada melhor que uma boa recomendação para gerar uma venda.

Além de todas as boas práticas é importante ficar atento as mudanças de comportamento do consumidor, a forma de vender um produto ou serviço online hoje é diferente de dez anos atrás, portanto reveja constantemente seus conceitos de usabilidade.

Deixe seu Comentário: