101 dicas para quem está pensando em abrir uma loja virtual

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Abrir um e-commerce exige cuidado e planejamento como qualquer outro negócio.
Pensando em colaborar com quem está avaliando entrar neste segmento montamos uma lista com 101 dicas.
Entendemos isso como um bom começo, a lista abaixo foi montada de acordo com o que percebemos no dia-a-dia.

1. Analise e compreenda bem o mercado em potencial.

2. Considere em investir em algum mercado de nicho.

3. Monitore os acessos e comportamento dos usuários com o Google Analytics.

4. Utilize vídeos para divulgar sua marca ou produto.

5. Ofereça ofertas personalizadas.

6. Recompense clientes leais.

7. Fique atento aos comentários e opiniões de clientes.

8. Trabalhe com cupons de desconto.

9. Diminua promessas e aumente a entrega.

10. Utilize e-mail marketing para fortalecer o relacionamento com o cliente e oferecer ofertas personalizadas.

11. Construa Landing Pages perfeitas.

12. Utilize banners grandes.

13. Valorize seu produto, coloque fotos com um tamanho generoso e de qualidade. Ressalte os detalhes.

14. Utilize o google webmaster tools.

15. Capte e-mail, e construa uma base com qualidade, não adianta ter um milhão de e-mails se você não sabe de onde venho.

16. Nunca compre lista de e-mails.

17. Mostre suas ofertas !!!

18. Simplifique as coisas para o cliente, depois que ele escolhe o produto ele só precisa pagar.

19. Exiba mensagens de erro "Amigáveis".

20. Cuidado com os erros de português.

21. Estabeleça regras de recuperação de venda por e-mail.

22. Monitore diariamente o seu site.

23. Envie e-mail de confirmação.

24. Envie e-mail de faturamento.

25. Considere fazer pesquisa com seus clientes.

26. Crie um blog, ou escreva para um blog.

27. Crie uma oferta especial para fãs no Facebook.

28. Ofereça conteúdo customizado.

29. Personalize o e-mail.

30. Otimize organicamente o seu site.

31. Planeje um programa de bônus.

32. Exponha seus diferencias.

33. Faça seu site compatível com os dispositivos móveis.

34. Coloque tags de atendimento em todo o site.

35. Contrate um certificado de segurança, isso transmite credibilidade para o site.

36. Envie e-mail de parabéns.

37. Estabeleça regras de recuperação de venda por e-mail.

38. Envie e-mail de rastreamento de pedidos.

39. Cogite fazer pesquisas de qualidade.

40. Alguns dias após a compra, estimule quem comprou a deixar um comentário sobre o produto.

41. Envie um e-mail agradecendo o comentário.

42. Crie uma política de desconto para próxima compra.

43. 60 ou mais dias sem comprar, envie e-mail com cupom ou alguma promoção personalizada.

44. Mais de 90 dias sem comprar envie um gift card.

45. Faça o cliente estar sempre experimentando sua loja.

46. Se a loja está evoluindo, faça o cliente notar.

47. De valor ao privilégio de vender para o cliente que escolheu o seu site.

48. Faça de tudo para entregar no prazo e com qualidade.

49. Se for atrasar, informe o cliente.

50. Se for atrasar novamente, informe o cliente e dê um brinde.

51. Faça testes de usabilidade no site da sua loja.

52. Faça testes A B, nem sempre o que é mais bonito vende mais.

53. Estatísticas é o que vale, cuidado com o “achismo”.

54. Organize suas linhas de ação.

55. Crie uma lista do que deve ser melhorado na sua loja.

56. Fidelize seu cliente.

57. Aumente o mix de produtos.

58. Pratique SEO - otimize as palavras-chave para sua loja ser encontrada.

59. Fale mais com o consumidor.

60. Se você quer vender, destaque o botão “comprar” na página do produto.

61. Busque produtos exclusivos para sua loja.

62. Esteja presente nos principais portais comparadores de preços.

63. Busque novas parcerias.

64. Previna a decepção, construa confiança, minimize as devoluções.

65. Tenha disponível um chat online.

66. Defina e planeje os processos de venda.

67. Identifique a relação entre o custo do produto e as taxas associadas à compra, como o frete por exemplo.

68. Monitore o pós venda.

69. Não tenha medo de opiniões negativas. Todas empresas tem problemas, a diferença está nas que estão dispostas a resolver.

70. Preste atenção nos fatores que podem estimular a venda por impulso, como vídeos e imagens por exemplo.

71. Faça os feedbacks obtidos gerarem ações efetivas.

72. Saiba atrair a Geração Y para sua loja virtual.

73. Use e abuse das mídias sociais.

74. Abra todos os canais de comunicação, facilite o contato com o cliente.

75. Evite a “síndrome do carrinho de compra abandonado”.

76. Mostre a disponibilidade de estoque na página do produto.

77. Recompense clientes leais.

78. Mostre suas garantias e políticas de troca.

79. Mantenha seu site atualizado.

80. Tenha preços especiais e promoções na pagina inicial.

81. Identifique o gosto do cliente e ofereça desconto exclusivo.

82. Se você fizer uma oferta especial, tenha certeza de que é especial.

83. Não baixe demais os preços.

84. Use a imagem de parceiros que dão credibilidade.

85. Se você não pode ser grande, seja diferente.

86. Seja realista, se não dá, não dá.

87. O cliente não conhece você, então crie sua imagem.

88. Se surgir algum problema, como falta de estoque, avise imediatamente o cliente e assuma a responsabilidade.

89. Use as reclamações dos clientes como uma oportunidade, não como um problema.

90. Não arrume desculpas, arrume soluções.

91. Tenha um plano de crise.

92. Leve sempre em conta os direitos do consumidor.

93. Brindes, atendimento, bons produtos podem ser a diferença entre ganhar um cliente fiel ou deixar de fazer uma venda.

94. Elabore um plano de negócios.

95. Faça uma análise de seus preços e prazos de pagamento frente à sua concorrência.

96. Detalhe bem as informações de seus produtos, inclusive com informações técnicas.

97. Fique atento a novas tecnologias utilizadas em lojas virtuais

98. Monitore o site www.reclameaqui.com.br.

99. Saber o que é comprado e o que as pessoas pensam sobre o procedimento da sua loja contribuem para o esclarecimento de dúvidas no momento da compra, portanto destine em seu site um espaço para opiniões e comentários dos produtos.

100. Lembre-se de encontrar o equilíbrio em disponibilizar as informações sem que o cliente perca tempo nem o interesse em finalizar a negociação.

101. Um cliente feliz gosta de compartilhar boas experiências de compra.

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