Quando criamos um marketplace, temos a ideia que quanto mais produtos investirmos, melhor.
Afinal, queremos atender o maior número possível de consumidores para garantir a lucratividade dos negócios.
Assim, a percepção inicial é que para ter um bom volume de vendas é preciso que o cliente encontre absolutamente tudo o que precisa no seu marketplace.
No entanto, será que essa ideia está correta? Venha refletir conosco e tire as suas conclusões sobre o assunto.
Relevância do negócio: um ponto a ser considerado na hora de escolher os produtos do marketplace
Você precisa ter em mente de que, para um negócio dar certo, ele precisa ser relevante perante os olhares dos seus consumidores.
Por isso, saiba que você não precisa ter 1500 categorias diferentes no seu marketplace. Da mesma forma, não é necessário ter um estoque com 100 produtos diferentes para começar o seu negócio.
Afinal, na mente do consumidor, quanto mais produtos você vender, menos relevante será o seu negócio. Você até pode estar se questionando:
— Mas não deveria ser ao contrário? Não é melhor o cliente encontrar tudo o que precisa no marketplace?
Não. E vou te explicar o porquê: se você vende muitos produtos, significa que não é especialista em nenhum deles, concorda? Assim, a impressão que dá é que você “atira para todos os lados”, dificultando o processo de se tornar referência no mercado.
Além disso, quanto menos específico você for, maior será a sua concorrência no universo digital.
Por isso, não tenha dúvida: nesse caso, menos é mais!
Investimento em mídia: quanto mais produtos, maior é o investimento
Outro critério a ser considerado na hora de escolher os produtos do marketplace é com relação ao investimento em mídia.
Afinal, você deverá investir em um ótimo planejamento estratégico digital. Somente assim, poderá vender mais e conquistar novos clientes com mais facilidade.
Claro que você pode fazer isso de forma orgânica. No entanto, o recomendado é ter uma verba disponível para o investimento em mídia paga.
Dessa forma, você consegue segmentar melhor o seu público e alcançar mais pessoas. Porém, para cada linha de produto que você tiver, mais públicos diferentes deverá atingir, certo?
Por exemplo: vamos imaginar que você tenha um marketplace que venda diversos produtos. Dentre eles, eletrodomésticos, instrumentos musicais e maquiagem.
Somente aqui, já podemos perceber que são 3 públicos completamente diferentes, já pensou ter que investir, por exemplo, R$ 500,00 em mídia paga para cada segmento? Você terá investido R$ 1.500,00 por mês e pode não ser o suficiente para atingir os resultados almejados.
Agora, se você investir R$ 1.500,00/mês na divulgação de um segmento, certamente alcançará mais pessoas e terá mais chances de se destacar neste nicho de mercado.
Por conta disso, quanto mais categorias de produtos você tiver na sua loja on-line, maior será o investimento em mídia — e nem sempre o retorno sobre o investimento (ROI) será lucrativo.
Produtos relacionados: uma ótima sacada para vender mais
Caso você realmente não queira investir em um marketplace para vender apenas um nicho de produtos, saiba que você pode apostar em produtos relacionados.
Por exemplo, se você tem um marketplace de instrumentos musicais, pode vender produtos relacionados, como:
- cordas;
- palhetas;
- afinadores;
- baquetas;
- materiais para limpeza e manutenção dos instrumentos;
- dentre outros.
Se você tem um marketplace do setor automotivo, poderá vender som para carros, pneus, peças para veículos, dentre outros.
Captou a ideia? Essa é a lógica de vender produtos relacionados que façam sentido para o seu negócio e, o melhor de tudo, que atinjam um único público — sendo relevante para o consumidor e evitando muito investimento em mídia paga.
Concorrência: a concorrência é muito menor
Outro detalhe importante a ser considerado na hora de escolher os produtos do marketplace é que a concorrência é muito menor quando você investe em materiais específicos.
Por exemplo, ter um site que venda artigos esportivos é uma boa ideia. No entanto, saiba que você estará concorrendo com gigantes no mercado, como a Netshoes. Complicado concorrer com uma empresa grande assim, concorda?
Porém, uma ótima sacada é encontrar algo para se destacar. Nesse caso dos artigos esportivos, por exemplo, você poderia vender artigos de luxo. Que tal?
Outra ideia: focar em um esporte específico. Assim, você se torna autoridade em um determinado assunto, como tênis, futebol, vôlei, basquete, dentre outros.
Enfim, essas são apenas algumas ideias para você se inspirar e notar que não precisa ter muitos produtos no seu marketplace. Basta ter uma boa estratégia e saber como se destacar da concorrência.
>> Você também pode gostar de ler: tem um comércio local? Veja como concorrer com grandes marcas.
Fidelização de clientes: torne-se autoridade no assunto
Uma boa dica para fidelizar clientes e ganhar o seu espaço no mercado é o investimento em categorias específicas de produtos.
Afinal, como vimos, ao vender muitos produtos no marketplace, você não é visto como uma autoridade no assunto.
Então, saiba que o investimento em pequenos nichos mercadológicos é essencial para fidelizar os seus clientes. Afinal, eles notam que a sua empresa é autoridade no assunto e entende muito sobre os produtos que vende.
Assim, o cliente vê valor no seu negócio e continua sempre comprando da sua empresa. Além disso, indica os seus produtos aos seus amigos e familiares, aumentando a receita e abrindo espaço para novos negócios.
Bons negócios!!!
Christian Wilbert