Como será estruturado o menu do seu marketplace?
Você tem uma boa estratégia de categorias de produtos?
Sabe qual é a importância desse assunto?
As categorias de produtos são importantes porque permitem que o cliente encontre exatamente o que procura dentro do seu marketplace.
Dessa forma, ter um menu bem-estruturado é fundamental para que ele realize boas buscas internas — acessando as categorias de produtos, subcategorias e muito mais.
Por isso, não tenha dúvidas: investir em uma categorização de produtos é importante para o crescimento dos negócios.
Por que é importante fazer uma boa categorização de produtos?
Antes de apresentar algumas dicas sobre como realizar uma boa categorização de produtos, precisamos entender o porquê o assunto é importante.
Conheça os principais motivos pelos quais você precisa investir em boas categorias de produtos para o marketplace.
Fazer com que o cliente encontre o que procura com facilidade
O seu cliente precisa entrar no seu marketplace e encontrar o que precisa com facilidade. Caso contrário, as chances de ele ir para a concorrência são enormes.
Criar uma ordem lógica de informações
A navegação da sua loja on-line, e-commerce ou marketplace precisa ser intuitiva. Ou seja, o cliente não pode ter dificuldades em encontrar as informações que precisa.
Dessa maneira, é importante criar uma ordem lógica de informações, pois facilita as buscas.
Evitar perder vendas
Se o cliente não encontrar o que precisa com facilidade no marketplace, certamente não ficará por muito tempo navegando por ele.
Em outras palavras, você perde vendas e ainda tem a imagem da sua marca prejudicada, pois o consumidor entende que você não se preocupa com a sua experiência.
Manter o seu marketplace organizado
As categorias de produtos permitem manter o seu marketplace muito mais organizado.
Dessa forma, categorizar corretamente as suas mercadorias proporciona ao cliente uma ótima experiência de compra. Afinal, a navegabilidade se torna rápida, fácil e intuitiva.
Promover um bom ranqueamento do seu marketplace
Convenhamos: todo mundo quer aparecer nas primeiras páginas dos mecanismos de busca, concorda?
Então, saiba que, ao investir em boas categorias de produtos junto a um trabalho qualificado de SEO, o cliente encontra com mais facilidade o seu marketplace no Google, por exemplo.
Promover a fidelização de clientes
Uma consequência muito positiva de investir em boas categorias de produtos no marketplace é que você promove a fidelização de clientes com mais facilidade. Afinal, ele se torna feliz, pois com apenas alguns cliques ele encontra a solução para os seus problemas.
Como escolher as melhores categorias de produtos para o marketplace?
Agora que você aprendeu a importância de apostar em boas categorias de produtos para o marketplace, vamos conhecer algumas dicas para aplicar na sua empresa.
Lembre-se de que menos é mais na hora de criar as categorias de produtos
Então, a primeira grande dica que podemos passar é: menos é mais.
Dessa forma, não caiam no erro de criar muitas categorias. Afinal, esse número de categorias tem que ser pequeno.
Por exemplo: imagine que você foi em uma sorveteria onde existem 100 tipos de sabores de sorvete.
Dessa maneira, o processo de escolha do sabor será muito mais difícil, concorda? Afinal, a variedade é enorme.
Por isso, é muito mais fácil se houver apenas quatro ou cinco sabores. Isso transmite a ideia de ser uma empresa mais profissional. Afinal, você se torna mais específico.
Logo, aparenta a ideia que teve mais dedicação para aqueles quatro ou cinco sabores. Assim, fica mais fácil o consumidor escolher e ainda é possível agregar mais valor a cada um desses sabores.
Insira as categorias de produtos de forma macro
Busque colocar as categorias de produtos dentro de um macro que seja fácil do cliente encontrar. Assim, de forma intuitiva, fica mais fácil de imaginar que ali dentro estará o produto que ele busca.
Por isso, na organização das categorias de produtos não busque uma ordem alfabética ou algo parecido.
Assim, é ideal sempre colocar no menu os itens que são mais relevantes para você, aqueles mais exclusivos que os clientes mais buscam. Outra alternativa é categorizar de acordo com os melhores preços.
Por exemplo: vamos imaginar que você tenha um e-commerce que venda bicicletas. Assim, as categorias (ao invés de aro 20), poderia ser de acordo com a idade (crianças, adolescentes, adultos) ou um tema específico (como vingadores).
Isso orienta melhor sobre as opções que o cliente pode investir — ideal para aqueles que não sabem muito bem o que comprar.
Invista em ferramentas de pesquisa de palavra-chave
Para saber quais são os termos mais buscados pelo seu cliente, vale a pena dar uma espiada em ferramentas que planejam palavras-chave, como o Google Ads, SEMrush e Ubersuggest.
Essas ferramentas ajudam a pensar com calma nas categorias dos produtos, pois elas mostram qual é a relevância de determinada palavra-chave.
Elas também mostram o volume de tráfego, taxa de conversão e apresentam ideias de palavras relacionadas — o que é ótimo para você ter novas ideias.
Descreva bem as categorias de produtos
Além de pensar na categorização dos produtos, é importante investir em ótimos conteúdos SEO para indexar aquela página nos mecanismos de busca.
Então, nas páginas das categorias, escreva um bom conteúdo baseado nas principais dúvidas sobre aquele determinado tema.
Aqui, novamente: as ferramentas de pesquisa de palavras-chave podem ajudar, pois elas mostram quais são os conteúdos mais pesquisados pelos clientes.
Assim, fica mais fácil indexar a sua página de produto no Google, por exemplo.
Invista nas subcategorias
As subcategorias também são importantes, principalmente quando as categorias são muito abrangentes.
Por exemplo: se você tem uma loja de instrumentos musicais, poderá investir em:
- categoria: violino;
- subcategorias: breu, espaleira, cravelha, queixeira, arco, cordas.
Bons negócios!!!